NOTÍCIAS

CANNABIS MEDICINAL: ENTENDA A AUTORIZAÇÃO DA ANVISA

Semana passada, dia 3 de Dezembro 2019, a Anvisa permitiu o registro de medicamentos à base de Cannabis ou maconha, mas não o cultivo. 

Com a decisão, produtos feitos com Cannabis para uso medicinal podem ser vendidos em farmácias, mediante prescrição médica.  

Segundo o site oficial do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo " O desafio da Agência (ANVISA) para regulamentar o tema foi o de encontrar uma forma para garantir o acesso, pela via da assistência farmacêutica, assegurando um mínimo de garantia para os usuários dos produtos, seja no sentido de eficácia (efeitos maiores e melhores do que aqueles advindos das terapias disponíveis) e segurança (mínimo de conhecimento que permita dizer quais as potenciais adversidades dos produtos)". 

Mas de fato, o que essa decisão significa? 

Sem dúvida, a deliberação da comercialização de produtos derivados de Cannabis é uma pequena vitória diante da luta de tantos pacientes que buscam qualidade de vida que a Cannabis proporciona, pois irá "desburocratizar" o acesso ao medicamento. Veja bem, "desburocratizar" não necessariamente significa "facilitar o acesso" a medicação, pois juntamente a esta autorização veio a negativa ao cultivo em solo brasileiro. 

Bom, se podemos comprar, mas não podemos plantar e produzir, de quem estaremos comprando? Que preço iremos pagar por esse medicamento fitoterápico, mas que não pode ser produzido no Brasil? 

A resposta é simples: iremos, a industria farmacêutica ou empresa, importar a matéria prima ( planta, extrato, óleo, etc), que será revendida a nós. 

Acredito eu, que o acesso a terapia canábica continuará ainda um pouco distante financeiramente da maior parte da população brasileira, mas sem dúvida, uma pequena vitória.

Caroline M. Cremonez 12.12.2019

Referências:

http://www.crfsp.org.br/noticias/11001-aprovada-regulamenta%C3%A7%C3%A3o-para-produtos-%C3%A0-base-de-cannabis.html

https://jornal.usp.br/atualidades/anvisa-regulariza-uso-medicinal-de-produtos-derivados-da-cannabis-no-brasil/

https://exame.abril.com.br/brasil/anvisa-aprova-regulamentacao-de-medicamentos-a-base-de-maconha/

https://saudebusiness.com/gestao/legislacao-e-regulamentacao/anvisa-regulamenta-produtos-a-base-de-maconha-no-brasil/

CANABIDIOL OU CANNABIS MEDICINAL?

Curso de Cannabis: Uso Terapêutico do NEA.TOX terá 2ª edição em 2020, com carga horária ampliada e palestrantes convidados. 

Já antecipo que a MALÉLI - Associação Canábica Em Defesa da Vida, é nossa parceira e estará presente, com todo knowhow que elas tem pra compartilhar com a gente. 

Fiquem ligados nas nossas atualizações. 

Caroline M Cremonez 12.12.2019

 

NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TOXICOLOGIA

CNPJ 35.128.745/0001-15

Marília - SP

Imagens fornecidas pelo Pixabay e colaboradores.
NEA.TOX©2019 Proudly created with Wix.com